
É comum pensar que a gravidez começa com o encontro de um óvulo com um espermatozoide. Mas, na verdade, para que isso ocorra, é preciso um longo e complexo processo anterior, que tem início com o crescimento e amadurecimento desses gametas.
Nas mulheres, todos os óvulos são formados no período intrauterino, sem que haja uma produção posterior. No nascimento, uma menina tem cerca de 1 milhão deles. Com o passar dos anos, esse número irá diminuir, pois não existe produção, até o esgotamento completo, que leva à menopausa (última menstruação), por volta dos 50 anos de idade.
No caso dos homens, a produção dos gametas começa bem depois, na puberdade. A partir daí, os espermatozoides são produzidos continuamente, até o fim da vida. Para garantir a capacidade reprodutiva, o sistema reprodutor e os gametas masculinos e femininos precisam estar saudáveis. A saúde dos espermatozoides pode ser verificada por técnicas de avaliação do sêmen. Para saber tudo sobre o assunto, continue a leitura do nosso e-book.
Nesse e-book você vai encontrar:
Clínica Origen© 2020 | Todos os direitos reservados.